Ritidoplastia

A ritidectomia, também chamada lift facial, ritidoplastia e, mais genericamente, lifting é um procedimento cirúrgico usado para se reposicionar as estruturas da face como musculatura e coxins gordurosos, além de ressecar o excesso de pele.

Cirurgia da Face – Rejuvenescendo com Naturalidade

Obrigado por estar aqui, a estética da face é uma ponto central na beleza da mulher. Afinal é uma área que não pode ser coberta, e com o passar do tempo o envelhecimento traz uma série de desconfortos não só a você, mas a todas as mulheres:

  • Quantas vezes você evitou de tirar uma foto ou revelar uma foto pois não gostou do seu rosto ?
  • Quantas vezes você não conseguiu maquiar os olhos por excesso de pele na região ?
  • Quantas vezes você fugiu do espelho, por não estar se sentindo bem com sua face ?

Vamos mostrar a você nessa página como resolver isso, o que esperar da cirurgia – resultados – e do pós operatório. Hoje a cirurgia da face traz técnicas modernas com recuperação rápida, resultados naturais (como verão abaixo alguns casos), podendo rejuvenescer a face em até 10 anos.

Após 10 anos de experiência e mais de 3.000 cirurgias realizadas entendemos você e trazemos o que há de mais seguro e natural para seu resultado.

O primeiro passo é entender sobre o envelhecimento. A medida que os passam, além de fatores genéticos, que é principal, outros fatores como: demasiada exposição solar, tabagismo, má alimentação, falta hidratação pele, atuam para o aceleramento do envelhecer. E a pele como é um órgão exposto, testemunhamos esse processo, conforme vemos na foto abaixo:

A pele é composta por várias camadas, e hoje sabemos que após os 50 anos, pós-menopausa, essas camadas diminuem em até 50% seu volume, sim, metade. Isso naturalmente vai provocar uma queda estrutural provocando flacidez da pele.

Nas foto gráfico acima e nas fotos identificamos uma queda contínua do colágeno e elastina com o envelhecimento, trazendo os dois pilares desse processo:

  • perda de volume ( a face vai “murchando”)
  • queda dos tecidos pela gravidade

A idade traz vários tesouros, como a sua história de vida, suas experiências, sua maturidade, mas ao mesmo tempo vai trazendo rugas e flacidez naturalmente. Na impossibilidade real de interferir diretamente na biologia evolutiva do organismo, a medicina em geral e a cirurgia plástica em particular procuram equilibrar o processo de envelhecimento biológico com o cronológico trazendo maior harmonia ao indivíduo em sua existência.

Hoje vemos uma enxurrada de profissionais não qualificados e não médicos querendo atuar na face, uma área tão nobre, produzindo casos bizarros na face de hiper- preenchimento facial, totalmente artificial. Isso ocorre porque os pacientes após 50 anos e com grau de flacidez já presente, precisam da retirada dessa flacidez de pele para dar o resultado mais belo e natural, como veremos nas fotos a seguir.

Percebam essa paciente acima, como já passado os 50 anos, apresenta flacidez natural nas regiões dos olhos, queda da buchecha (região malar), bigode chinês, sulco marionete, perda da definição da mandíbula (aparecendo o bulldog, a linha da mandíbula é considerada uma linha da juventude), além da flacidez de pele do pescoço, esta que não resolve com tecnologias, nem fios. Ela realizou o lifitng facial com técnica moderna, garantindo uma cicatriz praticamente imperceptível, trazendo beleza para todas essas áreas de uma maneira natural, sempre natural, este é nosso pilar maior nessa cirurgia.

Percebam como ela rejuveneceu uns 7 a 10 anos com essa cirurgia, que diferente dos procedimentos não cirúrgicos (ácido hialurônico, fios, tecnologias que tem curta duração), a cirurgia tem uma duração de resultado em torno de 5 a 10 anos.

Hoje realizamos um lifting moderno, em que puxamos as parte moles da face que caem pelo envelhecimento para sua posição normal, não trazendo tensão a pele, o que promove uma bela e camuflada cicatriz. Antigamente, os cirurgiões mais velhos davam muita tração a pele, causando mais artificialidade.

Veja na foto os vetores do envelhecimento e o vetor da cirurgia, que é trazer de volta a posição correta com a cirurgia. Só a cirurgia traz isso de maneira correta e definitiva, principalmente a linha do pescoço.

Veja na imagem abaixo no tracejado a posição da cicatriz que é camuflada, e os vetores de tração para cima, para levantar os tecidos internos.

O pescoço é sem dúvidas uma das áreas que mais traz desconforto com o envelhecimento. A cirurgia é a única opção a resolver essa questão, trazendo resultados surpreendentes as pacientes como o abaixo:

Percebam o resultado incrível do desenho do pescoço que traz muita jovialidade, com retorno também do contorno da mandíbula, a “linha da juventude”. Notem também como cuidamos da cicatriz e sua posição, isso é fundamental, para ficar imperceptível, além também da naturalidade do contorno da orelha, que também está natural.

Outro técnica que adicionamos na nossa cirurgia de Ritidoplastia – Lifting Facial é a lipoenxertia facial. Como falado antes, o envelhecimento traz a perda de volume além da queda. A queda tratamos com a cirurgia e a perda de volume com a lipoenxertia. Através de uma cânula importada, coletamos um pequena quantidade de gordura (do abdome ou coxa), processamos ela e colocamos em determinados locais da face para trazer ainda mais jovialidade. Além do volume, essas celulas enxertadas também melhoram a qualidade da pele, e não há rejeição, já são suas células.

Vejam abaixo uma paciente que foi realizado o lifting com lipoenxertia:

Percebam o rejuvenescimento, a correção da flacidez em grau avançado e a melhora da qualidade da pele.

Outro ponto também abordado são os lábios, região que vai “caindo”ou “desabando” com o tempo, queixa comum dos pacientes. Com isso notamos um aumento da distância entre o nariz e o lábio, já que o lábio vai se escondendo. Assim não adianta preencher com ácido hialurônico porque fica parecendo uma “salsicha”como dizem as pacientes ou também chamada boca de pato. Por isso que antes é preciso fazer o liplift (foto abaixo), a subida do lábio, algo que tamém realizamos nessa paciente acima, encurtando a distância lábio – nariz, o que traz beleza para área, que agora sim pode ser preenchida com cautela e naturalidade.

Técnica de Liplift muito utilizada como complemento do embelezamento da face no lifting facial.

Percebam o ganho o rejuvenescimento belo, natural e com cicatriz já camuflada com 45 dias.

A cirurgia da face como percebeu é complexa, pois é uma cirurgia artística, já que é preciso harmonizar ambos lados, colocar a orelha na posição correta, corrigir flacidez malar, olhos, pescoço, avaliar lábios, posiçoes de sombrancelhas, tudo com isso com a técnica correta, colocando a cicatriz na posição certa, possibilitando uma cicatriz fina e que fique camuflada com o tempo. Isso tudo exige experiência e escolhas corretas do seu cirurgião.

Temos a certeza que podemos ajudar você nesse processo, a retomar sua autoestima com sua face tão importante a mulher. No consultório iremos avaliar você, realizando um planejamento de tratamento específico para seu caso, além de você ver os vários casos tratados por nossa equipe.

Para agendamento de consulta, clique diretamente no botão do whatsapp e nossa equipe irá passar todas as informações.


Por que operar com Casal Plástica ?

  • Mais de 10 anos de experiência na área
  • Mais de 3.000 cirurgias realizadas
  • 2 cirurgiões de excelência na sua cirurgia
  • Escolhas das melhores técnicas já testadas pelo tempo, para resultados belos e naturais, sem modismos, trazendo ciência e tecnologia.
  • Visão masculina e feminina se integrando
  • Sua segurança sempre em primeiro lugar: cirurgia nos melhores hospitais, material premium, protocolos de segurança cirúrgica.
  • Acompanhamento de 1 ano após a ciruriga, com cuidados intensivos de toda uma grande e especializada equipe.
  • Preparo exclusivo alimentar e da pele antes da cirurgia
  • Equipe enfermagem e fisioterapia para rápida recuperação e acompanhamento no pós cirurgico
  • Contato direto do seu cirurgião após a cirurgia
  • Anestesista há 10 anos com equipe, trazendo experiência, excelência e segurança nesse processo.

Entre em contato agora com nossa equipe e teremos prazer em atender você !

Aproveite e acesse nosso instagram @casalplastica, onde mostramos nosso dia a dia das cirurgias e dos casos operados, e aonde você irá nos conhecer melhor.


Dúvidas Comuns

O tempo dessa cirurgia é em torno de 3 a 4 horas, realizando-se anestesia geral (anestesia mais segura) e a paciente tem alta no dia seguinte pela nossa equipe.

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CIRURGIA DE REJUVENESCIMENTO FACIAL

P: Quantos anos vou rejuvenescer?

R: Não é possível, através da cirurgia de rejuvenescimento facial, transformar uma face de 40 anos em outra de 20. Apesar disto parecer óbvio, fazemos questão de frisá-lo, pois certas informações errôneas são transmitidas por leigos, fazendo alguns pacientes acreditarem na possibilidade de se fazer “o relógio do tempo” ser retardado conforme sua vontade. O resultado tem como objetivo o reposicionamento “normal” das estruturas com resultados naturais e que respeitem a fisiologia dos tecidos!

P: Como ficarão as cicatrizes? Desaparecerão?

R: A cirurgia plástica de face visa melhorar o aspecto da flacidez, rugas, sulcos, etc., dando assim um rejuvenescimento à face. As cicatrizes, entretanto, serão permanentes, apesar de irem se tornando cada vez menos visíveis com o decorrer do tempo. Enquanto isto não ocorre, recursos cosméticos como a maquiagem e penteados adequados disfarçam perfeitamente o inconveniente criado pelas cicatrizes recentes. Além disso, cada paciente comporta-se diferentemente de outro(a), em relação à evolução das cicatrizes, podendo, mesmo, em certos casos, tornar-se praticamente inaparente. Pruridos (coceiras), ardor ou insensibilidade poderão ocorrer eventualmente sobre as cicatrizes. Isto será temporário e tenderá a desaparecer. As cicatrizes costumam acompanhar o pé do cabelo do paciente podendo ficar escondida nessa região.

P: Por quanto tempo persiste o resultado?

R: A cirurgia plástica da face, pescoço e pálpebras rejuvenesce visualmente esses territórios. “Ela retarda, mas não interrompe o processo evolutivo do organismo” uma vez que o processo de envelhecimento é contínuo!

Além disso o envelhecimento também possui outras bases que são a perda de volume facial, a perda de consistência da pele e a ação da contração muscular, desta maneira os resultados cirúrgicos podem e devem ser elevados e prolongados com a associação de toxina botulínica, ácido hialurônico e Bioestimulador de colágeno, além das práticas domiciliares de cuidados.

P: A cirurgia do rejuvenescimento facial (“rugas”) é considerada como “pequena” ou “grande cirurgia”? Há risco nesta operação?

R: A cirurgia de face é uma cirurgia complexa em seus detalhes, além de trazer muito da compreensão estética da equipe escolhida! É uma cirurgia de alta qualificação técnica para que a harmonia e o resultado seja o esperado pelo paciente!

P: As fotografias pré e pós-operatórias são importantes?

R: Evidentemente, a única maneira de se avaliar o resultado obtido é a comparação entre as fotografias pré e pós-operatórias, realizadas sob condições fotográficas idênticas nesses 2 períodos. Os resultados são pessoais e não comparados a de outros pacientes!

P: Que tipo de anestesia é utilizada para a operação?

R: Tanto a anestesia geral quanto a local com sedação. Dependendo do seu caso, tomaremos a liberdade de sugerir-lhe a mais conveniente. O resultado final será o mesmo.

P: Quanto tempo demora o ato cirúrgico?

R: Em torno de 80  minutos para a fronte, 60 minutos para as pálpebras e em torno de 100 minutos para a face/pescoço. Sendo um procedimento cirúrgico, o tempo absoluto deixa de ter importância, pois, certos casos demandam maior desgaste de tempo em certas fases da cirurgia. O que importa é o resultado obtido e não o tempo de cirurgia.

P: Qual o tempo de internação?

R: 24 horas.

P: São utilizados curativos?

R: Sim. Geralmente são utilizados curativos secos. O grande curativo é retirado em torno das primeiras 24 horas, podendo ficar apenas um curativo leve sobre as cicatrizes residuais, após esse período.

P: Os olhos ficam ocluídos no pós-operatório?

R: Em geral não. Apenas recomendamos a aplicação de compressa de algodão embebido em água fria sobre os olhos, ou conduta similar, que podem ser removidas conforme o paciente o deseje. Isto diminui a intensidade do edema pós-operatório sobre os olhos.

P: Há dor no pós-operatório?

R: Muito raramente. A evolução das cirurgias estéticas é geralmente indolor. Ocasionalmente um ou outro  caso poderão apresentar discreta dor, que poderá ser perfeitamente sedada com analgésicos de linha comum.

P: Quando são retirados os pontos?

R: A maioria dos pontos das pálpebras é removida após 1 semana. Os remanescentes (face, pescoço, couro cabeludo), entre 10 a 15 dias.

P: Quando poderá ser utilizada maquilagem?

R: Para as pálpebras, 3 dias após a retirada dos pontos. Na face, em torno do 10º dia.

P: Quando poderão ser lavados e penteados os cabelos?

R: Entre o segundo e o sétimo dia pós-operatório poderão ser lavados e penteados os cabelos (com certo cuidado). Para secá-los utiliza-se secador manual com ar discretamente aquecido. As tinturas somente deverão ser utilizadas após a 3ª semana.

P: O “corte de cabelo” preparatório para a cirurgia é muito extenso? Poderá ser disfarçado no pós-operatório?

R: Não costumamos cortar o cabelo para a realização dessa cirurgia

P: Qual a evolução pós-operatória?

R: Você não deve se esquecer que, até que se consiga atingir o resultado almejado, diversas fases evolutivas são características deste tipo de cirurgia. Assim é que edemas (inchaço), “manchas” de infiltrado sanguíneo, hipersensibilidade de algumas áreas, insensibilidade de outras, são comuns a todos os pacientes; evidentemente, alguns pacientes apresentarão estes fenômenos com menor intensidade que outros. Tenha paciência. Lembre-se que nenhum resultado de cirurgia estética da face deverá ser avaliado antes dos 3 meses pós-operatórios.

P: Para finalizar: o resultado da cirurgia de rejuvenescimento facial compensa?

R: Cada caso é analisado individualmente, durante a 1ª consulta. Algumas pacientes procuram, com esta cirurgia, ficar “mais bonitas”. Este não é o objetivo fundamental da cirurgia, seu objetivo primordial é o rejuvenescimento. Nessa ocasião, deveremos esclarecer sobre todos os detalhes aqui relatados, bem como aqueles eventualmente esquecidos. Desde que nos decidamos mutuamente a realizar a cirurgia (médico e paciente) é porque o resultado compensa. Caso contrário, seremos os primeiros a recusar a cirurgia.

ORIENTAÇÕES ANTES E DEPOIS DA CIRURGIA DE REJUVENESCIMENTO FACIAL

Recomendações Sobre a Ritidoplastia

  1. A) Cuidados Pré-Operatórios:
  • Comparecer ao consultório nas vésperas da cirurgia, para preparação do cabelo (confirmar horário com a enfermeira);
  • Lavar os cabelos, na véspera da operação com Xampoo antisséptico;
  • Obedecer às instruções de internação;
  • Comunicar qualquer anormalidade que eventualmente ocorra, quanto ao seu estado geral;
  • Não faça maquiagem no dia da internação;
  • Na eventualidade de internar-se no mesmo dia da operação, venha “em jejum” (em caso de anestesia geral), ou tome apenas uma pequena xícara de café com leite e uma bolacha ou similar (em caso de anestesia local);
  • Venha acompanhado (a) para se internar.
  1. B) Cuidados Pós-Operatórios:
  • Evite molhar os curativos do couro cabeludo por 24 horas;
  • Aplique compressas de algodão embebido em água fria, sobre os olhos, 5 vezes ao dia, durante 20 minutos nos 3 primeiros dias;
  • Alimentação com restrição de sal, açúcar, embutidos e crustáceos
  • Use óculos escuros e lenço nos cabelos;
  • Vento e friagem, por 7 dias;
  • Obedeça à prescrição médica;
  • Voltar ao consultório para curativo, no dia estipulado;
  • Consulte nossa mensagem escrita (folheto de instruções), quanto à sua evolução pós-operatória;
  • Evite o sol por 12 meses.

Quer agendar sua consulta? Fale conosco!

Não pare por aqui

Explore mais

Harmonização facial

Toxina Butolínica

O botox, também conhecido como toxina botulínica, é uma substância que pode ser utilizada no tratamento de diversas doenças, como microcefalia, paraplegia e espasmos

Leia mais »
Harmonização facial

Fios de PDO

O uso dos fios de sustentação em tratamentos de estética facial e corporal ganhou força no início da década de 2000, com a introdução

Leia mais »