A Cirurgia do Nariz
Agradecemos sua visita, a estética do nariz é uma ponto central na beleza da face. Alterações na forma do nariz trazem uma série de desconfortos não só a você, mas a todos pacientes que nos procuram.
- Quantas vezes você fugiu do espelho, por não estar se sentindo bem com sua face?
- Quantas vezes você apagou uma foto por não ter gostado do seu nariz na foto ?
Aqui você verá como resolver isso, o que esperar da cirurgia – resultados – e do pós operatório.
Após 10 anos de experiência e mais de 3.000 cirurgias realizadas entendemos você e trazemos o que há de mais seguro e natural para seu resultado.
O primeiro passo para indicar qual cirurgia a ser feita é entender as alterações que você tem no nariz.
Imagino que você se sinta insatisfeita com seu nariz, e sabemos da importância dele para estética da face, esta nosso cartão de visitas, algo que não podemos tapar. Não é toa que essa cirurgia é uma das mais realizadas no mundo, porque aumenta incrivelmente a beleza da mulher, transformando isso em um potencializador na sua vida, o que repercute na melhora do relacionamento familiar, intimo, trabalho e da vida social.
Uma rinoplastia bem indicada tem efeito embelezador muito grande para face. E a beleza traz efeito não só estético, uma mulher se sentindo bela consegue servir melhor sua família e seu trabalho.
Vamos entender então rapidamente quais alterações ocorrem no nariz e como resolvê-las.
Anatomia do Nariz
O nariz apresenta uma parte mole e uma parte dura, você mesmo pode palpar ele e sentir. A parte superior é óssea (em amarelo na figura acima) e a parte inferior dele é cartilaginosa (em azul na foto acima). Desse modo, as queixas estéticas que você tem do seu nariz são relacionadas a alterações anatômicas, sendo sua maior causa de origem genética, mas também podendo ser trauma e outras.
Importante entender a anatomia, porque assim, entenderá qual será a técnica utlizada e o que poderá ter de expectativas com seu tratamento.
As queixas mais comuns no nariz são:
- giba óssea – calombo no dorso do nariz, que aparece mais na foto de perfil, típica de narizes italianos
- nariz largo -ocorre pela base óssea larga – traz um peso maior a face e menos feminina
- ponta “bolinha” ou redonda: ocorre por aumento das cartilagens do domus
- ponta caída: ocorre por falta de sustentação das cartilagens
- nariz largo: por aumento das cartilagens alares
- …
Todas essas queixas são possíveis de tratamento e serão avaliadas individualmente.
Além da parte estética também sempre avaliamos a parte funcional. Hoje a cirurgia moderna do nariz alia estética com função.
O nariz na sua parte interna tem uma série de estruturas, que devem ser avaliadas antes da cirurgia do nariz. É como se fossemos fazer uma reforma na casa e precisássemos entender suas estruturas internas (vigas e etc). Isso é feito através de exames de imagem, como a tomografia computadorizada.
A partir dessa avaliação global iremos analisar as suas queixas estéticas e funcionais e planejar sua cirurgia.
Essas alterações que ocorrem infelizmente não retornam com dietas, cremes ou exercício físico. Também não são corrigidas de maneira definitiva com fios de consultório ou ácido hialurônico, esses que podem causar sérios danos e seqüelas se feitos por profissionais que não sejam cirurgiões plásticos.
Mas calma, hoje com as técnicas cirúrgicas e cuidados específicos, conseguimos tratar todas essas alterações, trazendo resultados naturais para o nariz, trazendo beleza e elegância para a face, como você irá perceber nos casos que mostraremos a seguir.
A Cirurgia
Dentro do universo da cirurgia plástica, a cirurgia de nariz é uma das mais desafiadoras e que exige grande formação e experiência da equipe. Isso porque o nariz sofre a ação de forças como a do tecido da cicatrização (fibroses), o peso da pele, o enfraquecimento natural das cartilagens além da pressão do ar na respiração, essas forças agem lentamente e podem alterar o resultado da cirurgia plástica a curto e a longo prazo. Por conta disso atualmente utilizamos o que chamamos de rinoplastia estruturada, a técnica moderna nasal, trazendo um nariz com estrutura fortalecida, resistente a essas alterações, com resultados mais duradouros e belos.
A técnica chamada “estruturada” visa preservar a naturalidade do rosto, mantendo grande parte das estruturas ósseas, cartilaginosas, ligamentares e ainda fortalecendo as estruturas existentes dando novo contorno nasal de forma a sustentar o peso da pele e permitir a passagem do fluxo de ar aos pulmões.
A função respiratória é sempre mantida em primeiro plano e pode ser melhorada por meio da correção de desvio de septo, hipertrofia de cornetos ou por fortalecimento de estruturas valvulares enfraquecidas por cirurgias anteriores.
Há duas formas de realizar a cirurgia, como mostrado na foto abaixo:
A via aberta, rinoplastia aberta, permite visualizar todas as estruturas de forma a conseguir melhor simetria, utilizar o septo para estruturar o nariz e corrigir desvios, fortalecer ligamentos de forma a conseguir resultados mais previsíveis e duradouros. Técnica mais frequentemente indicada, que é feita por uma mínima incisão na columela.
A via fechada, rinoplastia fechada, será utilizada em casos em que a deformidade estética e a habilidade do cirurgião permitam tal abordagem e trará como benefício menos edema no pós-operatório. Inidicada principlamente quando não há grandes alterações funcionais, tendo mais queixas estéticas limitadas a ponta nasal. Nessa técnica não há cicatrizes visíveis, são todas internas.
A estruturação nasal trará resultados mais previsíveis e consistentes, seja para casos primários, como para secundários, terciários… (segunda, terceira cirurgias corretivas). Nesse caso a visualização das estruturas é fundamental e, só assim é possível esculpir de forma simétrica, fortalecer o esqueleto nasal e ainda melhorar o sistema respiratório.
Em quase 100% das cirurgias o septo nasal é abordado, sendo a principal fonte doadora de cartilagem para estruturar o nariz, quando não há esta possibilidade, cartilagem das orelhas e costelas podem ser utilizadas (isso será amplamente explicado na sua consulta)
Existe um equilíbrio estético entre o nariz e a face, equilíbrio este que o cirurgião deve observar e respeitar, a fim de preservar a naturalidade e autenticidade dessa face. O cirurgião por isso, deve ter uma excelente formação técnica, além de um senso estético apurado. Por isso além de pesquisar sobre a formação do seu cirurgião também deve avaliar os pacientes operados por ele, e avaliar seu senso estético.
Cada caso é estudado minuciosamente, a fim de que se possa dar ao nariz a melhor forma possível, dentro da harmonia individual de cada paciente.
A anestesia utilizada é uma associação da anestesia geral e anestesia local, isso reduz a profundidade da anestesia geral e o pós operatório é praticamente indolor.
Geralmente a rinoplastia demora em torno de 120 minutos.
A anestesia utilizada é anestesia geral, sendo a mais segura. Temos muita preocupação pela boa experiência do paciente, sendo que é dado um pré anestésico no quarto antes da cirurgia, fazendo o paciente durmir e quando o paciente acorda já está operado e no quarto, com todos curativos feitos e sem dor.
Período de Internação
O período de internação será de 8 a 12 horas, ou seja a alta hospitalar pode ocorrer sem necessidade de pernoite.
Caso 01: 23 anos, queixa de giba nasal, base óssea larga e ponta caída. Realizada rinoplastia.
Caso 02: 35 anos, nariz com ponta caída, ponta “bolinha”e giba óssea (calombo ao perfil). Realizada rinoplastia fechada.
Caso 03: 60 anos, realizou rinoplastia corretiva, combinada com cirurgia da face (lifting facial, blefaroplastia – veja cirurgia combinada)
A cirurgia do nariz é complexa, pois é uma cirurgia artística, já que é preciso harmonizar adequadamente, corrigindo cada detalhe das cartilagens e partes ósseas, colocando a ponta nasal na sua posição mais bela, com seu tamanho adequado para a face, além de posicionar a cicatriz corretamente, possibilitando uma cicatriz fina e que fique camuflada com o tempo. Isso tudo exige experiência e escolhas corretas do seu cirurgião.
Temos a certeza que podemos ajudar você nesse processo, a retomar sua autoestima tão importante a mulher. No consultório iremos avaliar você, realizando um planejamento de tratamento específico para seu caso, além de você ver os vários casos tratados por nossa equipe.
Para agendamento de consulta, clique diretamente no botão do whatsapp e nossa equipe irá passar todas as informações.
Por que operar com Casal Plástica ?
- Mais de 10 anos de experiência na área
- Mais de 3.000 cirurgias realizadas
- 2 cirurgiões de excelência na sua cirurgia
- Escolhas das melhores técnicas já testadas pelo tempo, para resultados belos e naturais, sem modismos, trazendo ciência e tecnologia.
- Visão masculina e feminina se integrando
- Sua segurança sempre em primeiro lugar: cirurgia nos melhores hospitais, material premium, protocolos de segurança cirúrgica.
- Acompanhamento de 1 ano após a ciruriga, com cuidados intensivos de toda uma grande e especializada equipe.
- Preparo exclusivo alimentar e da pele antes da cirurgia
- Equipe enfermagem e fisioterapia para rápida recuperação e acompanhamento no pós cirurgico
- Contato direto do seu cirurgião após a cirurgia
- Anestesista há 10 anos com equipe, trazendo experiência, excelência e segurança nesse processo.
Entre em contato agora com nossa equipe e teremos prazer em atender você !
Aproveite e acesse nosso instagram @casalplastica, onde mostramos nosso dia a dia das cirurgias e dos casos operados, e aonde você irá nos conhecer melhor.
Dúvidas Comuns
Orientações Antes e Depois da Cirurgia Plástica no Nariz (Rinoplastia)
Dias antes da cirurgia plástica
Nos 3 dias que antecedem a cirurgia procure ter uma alimentação saudável, evite participar de festas agitadas, durma cedo e tome bastante líquido (prefira água). Se apresentar algum sintoma tipo febre, dor de garganta, tosse,… avise seu médico imediatamente. Caso tenha alguma dúvida procure solucioná-la com seu cirurgião o mais cedo possível.
No dia da cirurgia plástica
No dia da cirurgia programe-se para não atrasar no horário de internação, esteja no hospital ou na clínica 1 hora antes do horário marcado para cirurgia. Não esqueça do período de jejum de 8h antes da cirurgia. Não tome ou coma nada sem o consentimento do cirurgião ou do anestesista neste período.
Caso faça uso de medicamentos tome-os na noite anterior e/ou traga-os com você na internação.
Não passar cremes no corpo, não usar esmalte ou base nas unhas de mãos e pés. Trazer objetos de uso pessoal (escova, pasta, chinelo,…). Não trazer jóias. Não esqueça de levar roupas largas com abertura na frente.
Pós-operatório imediato
Você permanecerá na sala de recuperação por algumas horas e depois será encaminhada para o quarto da enfermaria. Neste período é importante o acompanhante estar ciente que você ainda pode apresentar os efeitos dos sedativos e anestésicos aplicados durante a cirurgia. Você terá intervalos de sonolência, sentirá mais frio que o acompanhante, ás vezes tremores, conversa e pergunta sobre o mesmo assunto várias vezes, pode apresentar enjôo ou vômitos (raramente).
É importante que o acompanhante não tome atitudes precipitadas, sempre chame a enfermeira caso tenha alguma dúvida ou caso a paciente apresente algum sintoma que queira relatar. Não altere a posição da cama sem autorização.
Após terminar a cirurgia, o nariz é mantido imobilizado com curativo, que o recobre totalmente. Esse curativo permanece por cerca de 5 a 7 dias, período após o qual é retirado no consultório. Normalmente não é necessário o uso de tampão nasal!
A cirurgia estética do nariz apresenta pós-operatório pouco doloroso.
Nos primeiros 10 dias, você deverá deitar sempre com a cabeça discretamente elevada na cabeceira, imitando a posição do leito do hospital. Em torno de 45 graus.
Levantando da cama
Geralmente você permanecerá na cama algumas horas até o momento de se levantar que será autorizado pelo cirurgião através das enfermeiras.
Quando for se levantar pela primeira vez após a cirurgia poderá sentir tonturas, deite imediatamente se for de forte intensidade. Estando em pé e sem tontura você deve caminhar alguns metros pelo quarto ou corredor. Antes de receber alta o curativo abaixo do nariz será trocados se necessário. O cirurgião ou a enfermeira lhe entregará a receita e fará outras recomendações se forem necessárias.
Retorno para casa
O acompanhante deve estar sempre ao lado da paciente, se em algum momento sentir tontura ou sensação de desmaio o acompanhante teve sentar ou deitar a paciente onde ela estiver, nunca segure a paciente em pé.
Não abaixar a cabeça, pegando objetos no chão ou esforço semelhante.
Procure calçar com toalhas de rosto enroladas as laterais da cabeça, para que ela não vire para os lados enquanto dorme.
Geralmente você precisará de retornar 1 semana após para retirar o curativo. Durante esse período utilize bastante compressa gelada e realize a respiração pela boca.
Não mexer de forma alguma no curativo, nem tentar deslocá-lo. O curativo além de moldar, protege o nariz. Se necessário, troque apenas a gaze sobre o lábio.
Não retirar crostas, casquinhas, etc. de dentro das narinas, isso será feito pelo cirurgião durante os curativos, evitando sangramento. Apenas pingue várias gotas de soro fisiológico nas narinas várias vezes ao dia.
Banhos: não use água muito quente e não molhe o curativo por 1 semana.
Se sentir resfriado ou com gripe, comunique ao médico. Espirros e tosses forçam o nariz e podem comprometer o resultado cirúrgico.
No pós-operatório imediato haverá inchaço. Sua regressão se iniciará lentamente após 4 dias, obtendo um resultado pleno no período de 6 a 12 meses.
As manchas roxas também tendem a desaparecer lentamente, após um período de 3 semanas.
Você não deve se esquecer que, até que se atinja o resultado almejado, diversas fases evolutivas são características deste tipo de cirurgia. Assim é que edemas (inchaços), “manchas” roxas, dificuldade respiratória nos primeiros dias, são comuns a todos pacientes, evidentemente, alguns apresentam estes fenômenos com menor intensidade que outros.
Geralmente existe um período de euforia, logo que se retira o 1º curativo (7º dia). Em raros casos, uma discreta ansiedade advém, em decorrência do aspecto transitório do edema e das manchas roxas. Isto é passageiro e geralmente reflete o desejo de se atingir o resultado final o quanto antes. Tenha paciência. Lembre-se que nenhum resultado de cirurgia plástica no nariz deverá ser avaliado antes do 6º mês pós-operatório.