Pós-bariátrica

A cirurgia bariátrica é um procedimento indicado para reverter casos de obesidade grau 3. Ela ficou conhecida como “redução do estômago” porque muda a anatomia original do órgão e reduz sua capacidade de receber alimentos.

Nossa equipe fica feliz em ter você aqui no Núcleo de Plástica Pós Bariátrica (NPB) do #casalplastica! Provavelmente você já fez a cirurgia bariátrica ou irá fazer ! 
O NPB foi criado para atender os pacientes que já realizaram a sua cirurgia bariátrica e que agora necessitam fazer as suas Cirurgias Plásticas Reparadoras.
:
Coordenado pelo Dr. Eduardo Porto Leite, Professor da Universidade do Grande Rio e Chefe da Liga da Cirurgia Plástica da instituição, ele é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e Associação Médica Brasileira (AMB), o NPB deseja a você boas vindas !

:

Existem alguns critérios para passar pela cirurgia bariátrica. Ela é recomendada para indivíduos obesos com IMC acima de 40, e pessoas que tenham IMC acima de 35 com doenças associadas, como diabetes, colesterol alto, hipertensão, hérnia de disco, esteatose hepática, entre outras.

:

Após a cirurgia bariátrica você acaba perdendo uma grande quantidade de peso (30,40 kg ou mais), isso trás uma melhora das condições de vida e a cura também de várias doenças como hipertensão arterial, diabetes, problemas articulares, esteatose hepática, e muitas outras doenças.

:

Após essa primeira etapa de grande felicidade, a perda de peso, na maioria das pessoas, resulta em uma grande flacidez e excesso de pele – na face, nas mamas, nos braços, no abdome, nas coxas- dificultando o uso de roupas, provocando dermatites, vergonha de expor corpo na academia e praia muitas vezes. 

O NPB foi criado para ajudar você nessa nova etapa.  Receber você após esse processo de perda de peso da cirurgia bariátrica, e realizar suas cirurgias plásticas que serão necessárias nessa segunda etapa do tratamento da flacidez e excessos de pele.

:

Essa paciente abaixo perdeu 55 kg e realizou a cirurgia combinada reparadora pós-bariátrica (mamoplastia, abdominoplastia e correções de lipodistrofias com lipoenxertia do bumbum)

Após 10 anos de experiência e mais de 3.000 cirurgias realizadas entendemos você e trazemos o que há de mais seguro e natural para seu resultado.

O primeiro passo para indicar qual cirurgia a ser feita é entender as alterações que ocorreram após a perda do seu peso.

Imagino que você se sinta insatisfeita com seu corpo, e sabemos da importância dele como símbolos da beleza e da autoestima da mulher. Não é toa que essa cirurgia é muito procurada porque aumenta incrivelmente a beleza da mulher, transformando isso em um potencializador na sua vida, o que repercute na melhora do relacionamento familiar, intimo, trabalho e da vida social.

Contamos com equipe qualificada que irá auxiliar você em todo o processo das suas cirurgias, do pré-operatório até o pós-operatório.

Nossa equipe está atenta ao que de mais moderno nessa área, frequentando cursos no Brasil e no exterior, buscando trazer para você o que há de melhor para os pacientes pós-bariátricos.

Plástica Pós Bariátrica

Normalmente são necessários mais de um procedimento para o melhor tratamento das consequências da grande perda de peso. As áreas mais afetas com a flacidez são a mama, abdome, braços e coxas. A flacidez após grande perda de peso, associada as gestações pode ser corrigida em um único momento com a cirurgia combinada pós bariátrica. Agora vamos falar sobre cada procedimento em separado, entendo que eles podem ser combinados. Somos uma equipe com uma das maiores experiências em cirurgias combinadas pós bariátricas.

Abdominoplastia Pós Bariátrica

A flacidez de pele após a cirurgia bariátrica é um incômodo. As dobras de pele, as estrias, o surgimento de hérnias no abdome causam desconforto. De início há a felicidade da perda de peso, mas após vem o problema desse “avental de pele”, que provoca dificuldade de usar roupas e muitas vezes irritação da pele (dermatite). 
A cirurgia do abdome retira esse excesso de pele, corrige a diástase do abdome e hérnias e traz de volta a autoestima.

Na enorme maioria dos nossos casos indicamos a abdominoplastia clássica, aquela da figura acima (parte superior) em que a incisão é como uma cesárea alongada.

Em casos raríssimos indicamos a incisão em “âncora” (figura acima, parte de baixo).

Mastopexia com ou sem prótese, Mamoplastia Pós Bariátrica

A perda de peso provoca a liposubstituição da mama, ou seja, a glândula é substituída por gordura, que não tendo sustentação, provoca a queda mama. A caída da mama, associada a grande flacidez de pele é um problema ao pós bariátrico. A cirurgia da mama retira o excesso de pele, sobe a aréola (“bico do mama”) colocando a prótese de mama para dar volume, colo e beleza a mama ! Uma cirurgia que tem toques artísticos e sem dúvidas resgata o símbolo da beleza feminina.

Lipoaspiração, Lipoescultura Pós Bariátrica

Sempre associada as demais cirurgias, a lipoaspiração retira as gorduras localizadas, trazendo um contorno belo ao corpo. Está principalmente indicada na cintura (flancos), costas, laterais da mama, pré-axilar, costas. Toda a gordura retirada poderá ser processada e colocada através da lipoenxertia no bumbum/ glúteo, nas mamas (mamoplastia híbrida) e na face (buscando rejuvenescimento facial).

Casos de Cirurgia Combinada Pós Bariátrica (Mamoplastia com prótese, abdominoplastia e lipoescultura)

Paciente com perda de 40 kg e grande flacidez, estrias e hérnia abdome, somado a flacidez da mama com perda de volume e gorduras localizadas. Realizada a cirurgia combinada acima com incrível transformação corporal.

Percebam sempre o cuidado com a cicatriz das mamas e beleza do umbigo, buscando sempre uma naturalidade dele, ponto que sempre causa dúvidas nas pacientes.

Paciente com assimetria grave de mama, corrigida com prótese e um abdome “quadrado”. Percebam a incrível transformação corporal trazendo um cicatriz bem natrual do umbigo e uma cintura que segundo a paciente nunca teve antes na vida. A marcação da cintura é fundamental para harmonia da beleza feminina. (as marcas são do curativo, paciente com 25 dias de pós-op).

Lifting de braço: Minimiza a flacidez dos braços;

A flacidez e o excesso de pele ocorrem também na região dos braços, dificultando o uso de roupas e movimentos dos pacientes pós bariátricos. A cirurgia braquioplastia remove o excesso de pele da região, melhorando o aspecto funcional e estético da área.

Cirurgia Plástica das Coxas – Cruroplastia

As coxas apresentam muito excesso de pele após grande perda de peso, o que dificulta muitas vezes, o uso de roupas e até mesmo o movimento, a caminhada e principalmente atividades físicas. 
A cirurgia das coxas, retira esse excesso de pele e tecido melhorando a região e o incômodo que antes havia.

Ritidoplastia – Cirurgia Plástica Facial Pós Bariátrica: melhora a flacidez facial e a queda das pálpebras, principalmente em paciente pós-bariátricas com mais de 50 anos, já que a perda excessiva de peso causa flacidez facial intensa e aspecto mais envelhecido da face. Além da perda intensa de colágeno que acelera o processo de envelhecimento do paciente pós bariátrico e é um ponto extremamente importante para ser tratado.

A cirurgia reparadora pós bariátrica é complexa, pois é uma cirurgia artística, já que é preciso harmonizar as duas mamas, corrigir a flacidez grave de abdome e mama, colocar a aréola na posição correta, corrigir tamanho das aréolas, corrigir diferenças das mamas, colocar a cicatriz na posição correta da mama, abdome, braços e coxas, possibilitando uma cicatriz fina e que fique camuflada com o tempo. Isso tudo exige experiência e escolhas corretas do seu cirurgião.

Temos a certeza que podemos ajudar você nesse processo, a retomar sua autoestima com seu corpo tão importante a mulher. No consultório iremos avaliar você, realizando um planejamento de tratamento específico para seu caso, além de você ver os vários casos tratados por nossa equipe.

Para agendamento de consulta, clique diretamente no botão do whatsapp e nossa equipe irá passar todas as informações.

Por que operar com Casal Plástica ?

  • Mais de 10 anos de experiência na área
  • Mais de 3.000 cirurgias realizadas
  • 2 cirurgiões de excelência na sua cirurgia
  • Escolhas das melhores técnicas já testadas pelo tempo, para resultados belos e naturais, sem modismos, trazendo ciência e tecnologia.
  • Visão masculina e feminina se integrando
  • Sua segurança sempre em primeiro lugar: cirurgia nos melhores hospitais, material premium, protocolos de segurança cirúrgica.
  • Acompanhamento de 1 ano após a ciruriga, com cuidados intensivos de toda uma grande e especializada equipe.
  • Preparo exclusivo alimentar e da pele antes da cirurgia
  • Equipe enfermagem e fisioterapia para rápida recuperação e acompanhamento no pós cirurgico
  • Contato direto do seu cirurgião após a cirurgia
  • Anestesista há 10 anos com equipe, trazendo experiência, excelência e segurança nesse processo.

Entre em contato agora com nossa equipe e teremos prazer em atender você !

Aproveite e acesse nosso instagram @casalplastica, onde mostramos nosso dia a dia das cirurgias e dos casos operados, e aonde você irá nos conhecer melhor.

Dúvidas Comuns

Plano de Saúde

Não somos credenciados a nenhum plano, porém você realiza sua cirurgia e poderá conseguir o reembolso da sua cirurgia se o seu plano têm essa opção (em caso de dúvidas envie agora whatsapp que nossa equipe irá ajudar você). Realizamos um grande volume dessas cirurgia na nossa rotina, sendo que todos pacientes fazem uso desse sistema de reembolso.

Pré-operatório

Temos protocolos específicos para o cuidado dos pacientes pós bariátricos.
Desde suplementação específica a depender dos exames, uso de colágeno específico e protocolo de hidratação da pele.

Pós-operatório

Já os cuidados no pós-operatório são ainda mais importantes, pois eles evitam que ocorram complicações como sangramentos, maiores edemas, entre outras.

Seroma. Devido ao grande descolamento, a deficiência protéica e a menor quantidade de colágeno na pele desses pacientes, os quadros de seroma são bastante frequentes e o uso de dreno é necessário.

O paciente precisa ficar em repouso por aproximadamente 3 a 4 semanas, sem fazer grandes esforços. Após esse período, ele é liberado para fazer leves caminhadas, dirigir, trabalhar e realizar exercícios físicos sob supervisão e após liberação médica.

É essencial, ainda, não se expor ao sol nos primeiros meses, pois isso pode escurecer as cicatrizes e formar manchas. Após, a recomendação é usar protetor solar de 50 FPS, no mínimo, até as marcas clarearem – o que ocorre geralmente por volta do sexto mês.

Em que casos a cirurgia reparadora pós-bariátrica é indicada?

Ela costuma ser realizada no momento em que o paciente atinge a perda de peso estipulada pelo seu cirurgião ou então quando o peso se estabiliza – o que pode demorar até 1 ano. Além disso, o paciente deve estar com o peso estável por, pelo menos, 4 meses consecutivos.

Em casos excepcionais, quando o excesso de pele e gordura está prejudicando a locomoção, é possível passar pelo procedimento antes de se atingir o peso estipulado, essas cirurgias são denominadas higiênicas ..

A área mais operada é abdome e mama. Essa ordem pode variar de acordo com a necessidade do paciente e o ideal é esperar 3 meses entre uma cirurgia reparadora pós-bariátrica e outra, a fim de dar tempo de descanso para o corpo.

O médico pode, ainda, recomendar a realização de mais de uma cirurgia por vez. São as chamadas cirurgias combinadas, que podem ser, por exemplo, mamas com abdômen ou braços e coxas, cirurgias que realizamos na grande maioria combinadas.

Porém, é importante que sejam feitas por cirurgiões muito experientes, a fim de preservar a saúde da paciente.

e.

Quais os resultados que o paciente pode esperar?

Os resultados variam de acordo com o procedimento realizado, cada um possui suas particularidades. Porém, de maneira geral, as mudanças são visíveis imediatamente, visto que a maioria envolve a retirada de excesso de pele.

Pode levar até 1 ano para que os resultados finais apareçam completamente. Isso ocorre porque é preciso esperar o inchaço diminuir e o corpo se adequar à nova situação.

Geralmente, as cicatrizes são localizadas em regiões pouco visíveis. Dependendo da área operada, porém, é possível surgir alguns pontos de cicatrizes hipertróficas (alargadas), que poderão ser retocadas mais tarde.

Quando realizada por um profissional experiente, as cicatrizes da cirurgia reparadora pós-bariátrica não representam nem 10% do problema apresentado (flacidez e Lipodistrofia).

A manutenção do resultado, entretanto, depende exclusivamente do paciente. É preciso seguir as recomendações médicas com disciplina e manter o peso estável e a boa forma. Caso contrário, haverá o ganho de peso e gordura novamente.

Será que você pode realizar esse tipo de procedimento?

Somente um especialista pode determinar se um paciente pode ou não realizar uma cirurgia reparadora pós-bariátrica. É preciso avaliar seu estado de saúde, bem como a maneira com que o organismo reagiu à cirurgia bariátrica.

De qualquer forma, ela é considerada uma etapa fundamental para a recuperação da autoestima. Isso porque, dependendo da quantidade de peso perdido, a pessoa pode ficar com excesso de pele no corpo todo, prejudicando sua locomoção e a deixando com vergonha.

Através dos procedimentos, é possível retirar a flacidez, devolvendo o contorno corporal e a firmeza. É preciso ter em mente, porém, que podem ficar cicatrizes mais ou menos aparentes, variando conforme o local operado e os cuidados adotados no pós-operatório.

Quer agendar sua consulta? Fale conosco!

Não pare por aqui

Explore mais

Harmonização facial

Toxina Butolínica

O botox, também conhecido como toxina botulínica, é uma substância que pode ser utilizada no tratamento de diversas doenças, como microcefalia, paraplegia e espasmos

Leia mais »
Harmonização facial

Fios de PDO

O uso dos fios de sustentação em tratamentos de estética facial e corporal ganhou força no início da década de 2000, com a introdução

Leia mais »